Fomos ao Bairro Patrimônio a procura de moradores que estivessem dispostos a fazer uma pequena entrevista informal ou uma breve conversa. Tivemos algumas dificuldades em encontrar pessoas que tivessem interesse em ajudar.
Focamos nossas perguntas nos seguintes temas:
- Bairro Copacabana e Patrimônio
- Diferenças de classes
- Congado, Folia de Reis e Carnaval
Primeira entrevista:
Conversamos com Lucia, uma moradora e funcionaria de um posto de saúde do Bairro Patrimônio, em uma área que é considerada Copacabana. Ela nasceu no Patrimônio e se mora a mais de 12 anos na área considerada Copacabana, que segundo ela é um bairro povoado por pessoas de alta renda nos dias de hoje, mas que já foi um bairro bem pobre. Lucia acredita que essa troca de nome para Copacabana aconteceu para valorização do bairro devido a vinda dos ricos. Ela também nos contou que o Bairro Patrimônio é conhecido fortemente pela escola de samba Tabajaras e pelo Congado. A funcionaria nos recomendou falar com a Senhora Maria Magali que morava a alguns metros dali.
Posto de saúde onde Lucia trabalha
Segunda entrevista:
Encontramos a Senhora Maria Magali, que nos recebeu em casa e aceitou conversar um pouco mesmo estando impossibilitada por alguns problemas de saúde. Maria mora a mais de 50 anos no Bairro Patrimônio e frequenta anualmente a escola de samba Tabajara na ala das baianas. Também já frequentou o Congado e a Folia de Reis. A senhora nos contou que há rivalidade entre as pessoas que consideram Bairro Copacabana e Patrimônio, uma disputa de ricos e pobres.
Maria Magali e Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário